Interação social na Infância

Uma das grandes preocupações de pais e mães é sobre o desenvolvimento social da criança. Sabemos que a habilidade de se relacionar é fundamental para o futuro dos nossos filhos, por isso buscamos modos de ajudá-los a desenvolver, de forma segura, a interação com seus pares.

A escola é sempre uma grande parceira nesse assunto, pois diariamente há várias situações de forte interação social entre os pequenos, por exemplo: busca de uma solução para o desenvolvimento de uma atividade pedagógica, participação em jogos, resolução de conflitos por disputas, situações de estímulo a empatia e brincadeiras no parque.

Para certificar a importância da interação social na infância, no principal documento orientador do trabalho nesse nível da educação, O MEC estabelece como eixos norteadores do currículo da Educação Infantil as interações e a brincadeira. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, faz referência aos estudos de Vigotski, afirma que:

a interação social é um processo que se dá a partir e por meio de indivíduos com modos histórica e culturalmente determinados de agir, pensar e sentir, sendo inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas dessas interações e os planos psíquico e fisiológico do desenvolvimento decorrente. [...] a interação social torna-se o espaço de constituição e desenvolvimento da consciência do ser humano desde que nasce.

(VYGOTSKY apud BRASIL, 2006a, p. 14)

Se a interação for de qualidade, mediada por profissionais capacitados, a experiência de interação pode ser potencializada com eventos pedagógicos planejados em contextos coletivos que enriquecem o desenvolvimento multidimensional das interações sociais.

Essa interação não é exclusiva para crianças que já dominam a linguagem oral, sabemos que bebês e crianças bem pequenas já se expressam através de outras linguagens como a corporal e a gestual. Para o ambiente escolar é então necessário garantir oportunidades de interação de qualidade entre adultos e crianças e entre as crianças, principalmente com brincadeiras em grupo, incentivando sempre que expressem-se, exerçam sua curiosidade e criatividade e tomem decisões.

Isso deixa clara a responsabilidade do professor de educação infantil em planejar suas atividades de modo a incentivar e possibilitar esse momento, e dá aos pais a tranquilidade de saber que, no momento que a criança está na escola, há uma equipe preocupada em desenvolver essa habilidade em seu filho através de metodologias específicas.

MOSAICO
Educação Infantil

Rua Aristídes Lôbo, 80, Esquina com a Rua Tangará

Agrônomica

Florianópolis/SC

 (48) 98831 4999

 (48) 3206 1222

  • Facebook